Infantil
Idade de corte: conforme a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação (LDB) e pela Resolução CEB nº 6/2010.
Ver a tabela abaixo:
2020 | 1º ano | Grupo 5 | Grupo 4 | Grupo 3 | Grupo 2 | Grupo 1 | Matrículas a partir de agosto/20 |
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Alunos novos |
Nascidos entre 01/04/13 e 31/03/14 |
Nascidos entre 01/04/14 e 31/03/15 |
Nascidos entre 01/04/15 e 31/03/16 |
Nascidos entre 01/04/16 e 31/03/17 |
Nascidos entre 01/04/17 e 31/03/18 |
Nascidos entre 01/04/18 e 31/03/19 |
Nascidos entre 01/04/19 e 31/03/20 |
A Educação Infantil tem grande influência no desenvolvimento das crianças. Ela é a primeira etapa da educação básica, sendo o período em que o aluno começa a desenvolver suas habilidades cognitivas, afetivas, éticas e de inserção social.
A Lumen fundamenta a Educação Infantil de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que estabelece cinco Campos de Experiência fundamentais para o desenvolvimento das crianças. São eles: eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; e espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
A linguagem é bastante lúdica, porém, as atividades são baseadas em objetivos específicos para cada faixa etária.
adaptação
A chegada de uma criança na escola é um momento importante que merece toda a atenção e cuidado.
A adaptação em nossa
escola é feita de maneira
gradativa e conta com a
participação dos pais.
Em primeiro lugar, quando o aluno é matriculado, marcamos uma entrevista com os pais para conhecermos melhor cada criança e para que os pais esclareçam suas dúvidas sobre o dia a dia na escola.
É neste momento que conversamos sobre como serão os primeiros dias.
Os pais dos alunos dos Grupos 1 e 2 recebem um horário especial para as primeiras semanas. Neste período, aumentam a permanência na escola gradativamente e ao final da segunda semana geralmente já permanecem durante o período todo.
As coordenadoras orientam os pais diariamente sobre como proceder e a adaptação se desenvolve de acordo com a resposta de cada criança.
Geralmente ao final da segunda semana os novos alunos já estão adaptados à escola.
Aulas especiais
Música, Artes Visuais, Informática, Robótica Educacional, Biblioteca, Inglês, Xadrez e Psicomotricidade fazem parte da grade curricular e são ministradas por professores especialistas.
As aulas especiais ampliam as experiências para uma educação integral. Confira abaixo a tabela das aulas:
SÉRIE | MÚSICA | ARTES VISUAIS | INFORMÁTICA | ROBÓTICA | INGLÊS | BIBLIOTECA | XADREZ | ED. FÍSICA |
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GRUPO 1 E 2 | 2x | 2x | -- | -- | 1x | 1x | -- | -- |
GRUPO 3 | 2x | 2x | 2x | -- | 1x | 1x | 1x | -- |
GRUPO 4 | 2x | 2x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | -- |
GRUPO 5 | 1x | 2x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x | 1x |
Aulas de campo
As aulas de campo, que acontecem a partir do Grupo 3, aproximam a realidade, contextualizam o conhecimento e despertam o interesse dos alunos. Estas aulas são programadas durante o ano letivo e fazem parte dos projetos
desenvolvidos em Linguagem, História e Geografia, Ciências e Artes. Aulas de campo são ótimas oportunidades para ver de perto o que é ensinado em sala de aula.



Projetos
O que são projetos?
Projetos são estratégias pedagógicas que tornam o estudo de um determinado tema mais agradável, contextualizado e profundo. Os professores constroem um ambiente de pesquisa, troca de conhecimento e elaboração de materiais que desafia e estimula os alunos na busca pelo conhecimento. Os recursos e materiais usados (objetos, imagens, livros, etc.) são expostos para que estejam sempre à vista. Há jogos, construções plásticas, elaboração de textos, leituras, análise de materiais e muito mais. As crianças são incentivadas a trazer materiais de casa para ilustrar os trabalhos. Na sala de aula, os murais mostram a pesquisa e servem como ponto de apoio. As estantes ou “cantos” dos projetos guardam as referências do que está sendo estudado.
O aluno participa ativamente de todas as etapas com mais interesse e motivação. Um projeto é uma proposta interessante e dinâmica, com muitas oportunidades de interação, promove uma ampla visão de mundo.
Diversos materiais são oferecidos, estimulando o aluno a conhecer e aprender: livros, vídeos, fotos, jogos, materiais naturais, materiais para observação e experiências e tudo o que possa despertar a vontade de saber mais.
O vocabulário é ampliado nas análises e no uso de estratégias para a resolução de problemas. O aluno desenvolve o pensamento lógico e científico, faz comparações entre o que sabia previamente com o que aprendeu durante o projeto.
Os professores trabalham como mediadores, com domínio de conteúdo, de turma e na elaboração de atividades. A mediação com qualidade é a certeza de um ambiente agradável e produtivo, com intervenções no momento certo.


